2 de nov. de 2023

Deus fala quatro vezes com Caim

 1ª  Fala de Deus com Caim: 

Gn 4:6 - Então o SENHOR disse: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo?

Deus sabia que em seu coração havia ódio, ciúmes e ira, mas perguntou pra ver se ele confessasse e se arrependesse.

Gn 4:7 - Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.

Deus avisa sobre o perigo que ele está correndo.

2ª fala de Deus com Caim: 

Gn 4:9 - Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: — Onde está Abel, o seu irmão? — Não sei — respondeu Caim. — Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?

Mais uma vez Deus sabe de tudo o que aconteceu, mas pergunta pra ver se ele confessa e se arrepende, a resposta foi com arrogância e sem educação.

3ª Fala de Deus com Caim:

Gn 4:10 - Então Deus disse: — Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança.

Outra vez Deus pergunta, ele tem mais uma chance confessar e se arrepender, mas ele se mantem firme na arrogância.

Gn 4:11 - Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele.

Em meio a dureza de coração vem a decisão, Deus o amaldiçoa.

Gn 4:12 - Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.

Gn 4: 13 -  Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

Gn 4: 14 -  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. 

4ª e ultima fala de Deus com Caim:

Caim pede misericórdia, e Deus o livra de ser morto, mas não fala mais com ele.

Gn 4: 15 - O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

Gn 4: 16 - E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.