8 de set. de 2011

A serpente de bronze olhar ou adorar?

Moises estava conduzindo o povo de Israel para a terra prometida

Num 21:4 - Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.

Quando vieram as dificuldades O povo murmurou contra Deus e Moises e disseram nós repugnamos o alimento que Deus e Moisés tem nos dado, estamos aborrecidos, com tedio, enjoo e falta de apetite deste pão insignificante.  

Num 21:5 - E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

Deus atentou para ingratidão daquele povo que era escravo de um ditador e privados de liberdade, eram pisados humilhados, injustiçados e corriam o risco de serem mortos no cativeiro, então Deus levanta um libertador e quando vem as lutas no deserto a caminho da libertação total eles reclamam pesadamente contra Deus e Moises, então o juízo de Deus chega através das serpentes ardentes e muitos morreram.
Num 21:6 - Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Arrependeram-se pelo que haviam dito contra Deus e Moisés, reconheceram seus pecados diante de Moisés e Moisés orou por eles.
Num 21:7 - Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
Deus ouviu a oração de Moisés e disse para ele fazer uma serpente de bronze e todo aquele que fosse picado era para olhar para a serpente que estava sobre uma haste que seria curado e viveria.
Vamos grifar bem e atentar para o que Deus falou através da sua palavra a Moises para ele falar com o povo.
Num 21:8 - E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
Num 21:9 - E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
É o homem que muitas vezes não houve Deus e não presta atenção ao que Deus fala em sua palavra começa a cometer outros erros e erros mais graves, pois passam a idolatrar, falar, se prostrar diante daquela serpente de metal, olhem outra vez para o versículo acima que Deus somente ordena olhar para ela e os homens acrescentaram mais três palavras, ( Falar, se prostrar, adorar ) e é assim nos dias de hoje onde muitos seguem o exemplo dos que não entenderam a palavra de Deus e ainda se dobram, falam e adoram imagens e esperam que elas possam cura-los. Naqueles dias Deus ficou mais uma vez indignado porque o povo não entendeu o que Ele disse e passaram a idolatrar, falar e se prostrar diante daquela cobra de metal como se fosse um Deus, então Ele faz juízo através do Rei Ezequias que fez em pedaços a serpente de metal 2 Reis 18    e o povo nunca mais se prostrou diante daquela imagem.

Nos dias de hoje Deus tem falado tanto sobre esse pecado, mas muitos não aceitam em não terem algo visível e palpável feito pela mão do homem para lhes servir como a um Deus então estão convencidos que podem ser como Deus e ainda tem e fazem muitas imagens de todo tipo e ensinam ao povo que se Deus mandou fazer eles também podem ignorando a proibição de Deus em aproximadamente 84 versículos escritos na bíblia (Palavra de Deus).

Muitos se justificam dizendo que as imagens que possuem são como as fotografias de pessoas da família que já morreu e que guardam para lembrar a pessoa falecida, não é isso que vemos por aí, o que temos visto são pessoas se prostrando diante de imagens, lutando em procissões para se achegar a elas e tocá-las, beija-las, como se pudessem salva-las.

Veja o que Deus diz no livro de Isaias sobre procissão:

 Isa 45:20 - Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

2 Reis 18   

1 E SUCEDEU que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.

Disse Jesus:

Joa 3:14E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

Jesus está falando da sua crucificação para salvar aos que creem Nele.

Joa 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Notem que a serpente que Moises levantou foi destruída porque o povo pecou idolatrando-a. Notem que Jesus que foi levantado para nos libertar, nos curar e nos salvar Isa 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.. para que nossos pecados fossem perdoados e passássemos a olhar para Jesus adorando-o, se prostrando diante Dele e falando somente com Ele que destruiu todo mal em nosso favor e por amor, ressuscitou e está a destra de Deus e foi preparar lugar para todos os que deixarem deuses inúteis maus exemplos de religiosos e crerem somente no Pai, Filho e Espirito Santo. Ele é suficiente em minha vida, graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.